Etiqueta do pneu.

Informações sobre a identificação dos pneus

Etiqueta do pneu.

A etiqueta do pneu fornece-lhe as informações mais importantes sobre os seus pneus novos — desde a eficiência do combustível até à adequação ao inverno. Aqui encontra tudo o que precisa de saber para fazer a escolha certa.

A imagem mostra uma etiqueta de pneu da UE com o título "ENERG" e um símbolo de raio. Inclui duas escalas coloridas de A (verde) a E (vermelho) para eficiência de combustível (esquerda) e aderência em piso molhado (direita), sendo este pneu classificado com C ou D, respetivamente. Em baixo encontram-se informações sobre a classe de ruído de rolamento externo ("XY dB" e "ABC"), a aderência à neve e ao gelo (pictogramas) e um número ("2020/740"). Em cima está previsto espaço para o nome do fornecedor, o tamanho do pneu e a identificação do pneu, bem como um código QR.

Critérios de avaliação

Desde maio de 2021, a etiqueta do pneu fornece-lhe informações importantes sobre a rentabilidade, a segurança e o perfil de utilização do seu pneu.1 O cabeçalho do rótulo fornece informações sobre a designação exata do pneu, bem como sobre o tamanho do pneu, o índice de capacidade de carga e a categoria de velocidade.2 Os símbolos abaixo informam-no sobre a eficiência do combustível, a aderência em piso molhado, a emissão de ruídos e a adequação para o inverno.

A imagem apresenta dois símbolos pretos sobre um fundo branco. À esquerda é possível ver um pneu com perfil. À direita, encontra-se um símbolo de posto de abastecimento estilizado com uma gota e um relâmpago, indicando gasolina e eletricidade como opções de combustível.

Eficiência de combustível

Quanto menor for a resistência ao rolamento, menor será o consumo de combustível. A classificação vai de A (melhor eficiência) a E (pior valor) e baseia-se na resistência ao rolamento determinada3. E com a pressão do pneu corretamente ajustada, poupa ainda mais combustível.

Um pneu preto é apresentado no perfil, ao lado da gota de água estilizada pulverizada. Sobre o pneu paira uma nuvem preta, da qual cai chuva. A imagem simboliza a aderência de um pneu em caso de piso molhado ou chuva.

Aderência em piso molhado

A aderência do pneu em piso molhado é um aspeto importante da segurança. Bons valores significam distâncias de travagem mais curtas. Por isso, a aderência em piso molhado4 é testada e documentada com as classes A (melhor valor) a E (pior valor).
Aplica-se sempre o seguinte: A segurança de condução depende essencialmente do seu próprio estilo de condução. Considere sempre as distâncias de paragem para uma eventual manobra de travagem e verifique regularmente a pressão dos pneus.

A imagem apresenta um perfil de pneu preto ao lado de um símbolo de altifalante estilizado, do qual saem ondas sonoras. O símbolo do altifalante indica "XY dB" e as letras "ABC" estão localizadas por baixo do altifalante. Isto indica uma identificação do nível de ruído dos pneus em decibéis e uma classificação da emissão de ruído.

Ruído de rolamento externo

O ruído de rolamento das rodas também influencia o nível de ruído que os outros utentes da estrada percebem quando um veículo passa. A etiqueta fornece informações a este respeito através do valor de medição de5,6 em decibéis (dB) e das classes A (melhor valor) a C (pior valor).

É possível ver um triângulo preto que lembra um pictograma de montanha sobre um fundo branco. No interior do triângulo, existe um pico de montanha estilizado com uma linha serrilhada e, por baixo, linhas paralelas inclinadas que podem representar neve ou camadas de rocha. Todo o símbolo parece minimalista e pode representar desportos de montanha, atividades ao ar livre ou algo semelhante.

Aderência à neve

Em condições da estrada invernosas, os pneus de inverno são obrigatórios. Estão assinalados com o símbolo de floco de neve.7
Ter em conta: Adapte sempre a velocidade e o estilo de condução às condições climatéricas e da estrada. Pois, independentemente dos pneus, o potencial de perigo aumenta em estradas de inverno — conduza sempre com especial cuidado.

A imagem apresenta um símbolo de montanha estilizado com um floco de neve ao centro. A montanha é representada por uma simples linha de contorno preta que indica picos triangulares. O floco de neve no interior também é preto, reforçando a associação com condições de inverno ou clima frio. O símbolo pode ser adequado para pneus de inverno, desportos de inverno ou, em geral, para o frio.

Pneus para gelo

Os pneus especiais para gelo são concebidos para estradas com gelo e podem ser identificados pelo símbolo de glaciar.8 São concebidos para condições de inverno extremas, como superfícies de estrada com gelo ou neve firme.
Ter em conta: Adapte sempre a velocidade e o estilo de condução às condições climatéricas e da estrada. Pois, independentemente dos pneus, o potencial de perigo aumenta em estradas de inverno — conduza sempre com especial cuidado.

Certifique-se de que a utilização de pneus de gelo faz sentido, porque: Em condições menos invernosas, como humidade ou temperaturas mais quentes, os pneus para gelo podem ter um desempenho inferior em termos de aderência em piso molhado, manuseamento e desgaste.

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Enquanto empresa com atividade internacional, a igualdade de oportunidades, a diversidade, a abertura e o respeito fazem parte das convicções fundamentais da Daimler Truck AG. Demonstramos isto na forma como pensamos, agimos e comunicamos. Por princípio, todos os termos escolhidos incluem naturalmente todos os géneros e identidades.

1 Excluem-se a) pneus para terrenos difíceis; b) pneus concebidos exclusivamente para montagem em veículos com primeiro registo anterior a 1 de Outubro de 1990; c) pneus de roda de emergência T; d) pneus com uma velocidade permitida inferior a 80 km/h; e) pneus para jantes com um diâmetro nominal ≤ 254 mm ou ≥ 635 mm; f) pneus com dispositivos adicionais para melhorar a tração, por exemplo, pneus com pregos; g) pneus concebidos exclusivamente para montagem em veículos destinados exclusivamente a corridas; h) pneus usados, desde que esses pneus não sejam importados da UE.

2 Em conformidade com o Regulamento n.º 30 da UNECE ou com o Regulamento n.º 54 da UNECE para pneus das classes C1, C2 ou C3

3 Medido em conformidade com o Anexo 6 do Regulamento n.º 117 da UNECE e com o procedimento de calibração laboratorial estabelecido no anexo V do Regulamento (UE) 2020/740 relativo à rotulagem dos pneus no que respeita à eficiência energética e a outros parâmetros

4 A classe de aderência em piso molhado é determinada pelo valor característico de aderência em piso molhado (G), que é calculado de acordo com o Anexo I, Parte B, n.o 2 do Regulamento (UE) 2020/740 e medido em conformidade com o Anexo 5 do Regulamento n.º 117 da UNECE.

5 Determinado em conformidade com o Anexo 3 do Regulamento n.º 117 da UNECE

6 A classe de ruído de rolamento externo é determinada com base nos valores limite (LV) estabelecidos no Anexo II, Parte C, do Regulamento (UE) 2019/2144.

7 O desempenho em termos de aderência à neve deve ser verificado em conformidade com o Anexo 7 do Regulamento n.º 117 da UNECE. Se um pneu atingir os valores mínimos de aderência à neve especificados no Regulamento n.º 117 da UNECE, é classificado como pneu adequado para utilização em condições extremas de neve e o pictograma "floco de neve" é acrescentado à marcação do pneu.

8 O desempenho da aderência ao gelo é testado de acordo com métodos fiáveis, precisos e reproduzíveis, utilizando, sempre que adequado, normas internacionais que refletem o estado da tecnologia atual geralmente reconhecido.