Informações sobre a identificação dos pneus
Etiqueta do pneu.
A etiqueta do pneu fornece-lhe as informações mais importantes sobre os seus pneus novos — desde a eficiência do combustível até à adequação ao inverno. Aqui encontra tudo o que precisa de saber para fazer a escolha certa.
Critérios de avaliação
Desde maio de 2021, a etiqueta do pneu fornece-lhe informações importantes sobre a rentabilidade, a segurança e o perfil de utilização do seu pneu.1 O cabeçalho do rótulo fornece informações sobre a designação exata do pneu, bem como sobre o tamanho do pneu, o índice de capacidade de carga e a categoria de velocidade.2 Os símbolos abaixo informam-no sobre a eficiência do combustível, a aderência em piso molhado, a emissão de ruídos e a adequação para o inverno.
Eficiência de combustível
Quanto menor for a resistência ao rolamento, menor será o consumo de combustível. A classificação vai de A (melhor eficiência) a E (pior valor) e baseia-se na resistência ao rolamento determinada3. E com a pressão do pneu corretamente ajustada, poupa ainda mais combustível.
Aderência em piso molhado
A aderência do pneu em piso molhado é um aspeto importante da segurança. Bons valores significam distâncias de travagem mais curtas. Por isso, a aderência em piso molhado4 é testada e documentada com as classes A (melhor valor) a E (pior valor).
Aplica-se sempre o seguinte: A segurança de condução depende essencialmente do seu próprio estilo de condução. Considere sempre as distâncias de paragem para uma eventual manobra de travagem e verifique regularmente a pressão dos pneus.
Ruído de rolamento externo
O ruído de rolamento das rodas também influencia o nível de ruído que os outros utentes da estrada percebem quando um veículo passa. A etiqueta fornece informações a este respeito através do valor de medição de5,6 em decibéis (dB) e das classes A (melhor valor) a C (pior valor).
Aderência à neve
Em condições da estrada invernosas, os pneus de inverno são obrigatórios. Estão assinalados com o símbolo de floco de neve.7
Ter em conta: Adapte sempre a velocidade e o estilo de condução às condições climatéricas e da estrada. Pois, independentemente dos pneus, o potencial de perigo aumenta em estradas de inverno — conduza sempre com especial cuidado.
Pneus para gelo
Os pneus especiais para gelo são concebidos para estradas com gelo e podem ser identificados pelo símbolo de glaciar.8 São concebidos para condições de inverno extremas, como superfícies de estrada com gelo ou neve firme.
Ter em conta: Adapte sempre a velocidade e o estilo de condução às condições climatéricas e da estrada. Pois, independentemente dos pneus, o potencial de perigo aumenta em estradas de inverno — conduza sempre com especial cuidado.
Certifique-se de que a utilização de pneus de gelo faz sentido, porque: Em condições menos invernosas, como humidade ou temperaturas mais quentes, os pneus para gelo podem ter um desempenho inferior em termos de aderência em piso molhado, manuseamento e desgaste.
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Enquanto empresa com atividade internacional, a igualdade de oportunidades, a diversidade, a abertura e o respeito fazem parte das convicções fundamentais da Daimler Truck AG. Demonstramos isto na forma como pensamos, agimos e comunicamos. Por princípio, todos os termos escolhidos incluem naturalmente todos os géneros e identidades.
1 Excluem-se a) pneus para terrenos difíceis; b) pneus concebidos exclusivamente para montagem em veículos com primeiro registo anterior a 1 de Outubro de 1990; c) pneus de roda de emergência T; d) pneus com uma velocidade permitida inferior a 80 km/h; e) pneus para jantes com um diâmetro nominal ≤ 254 mm ou ≥ 635 mm; f) pneus com dispositivos adicionais para melhorar a tração, por exemplo, pneus com pregos; g) pneus concebidos exclusivamente para montagem em veículos destinados exclusivamente a corridas; h) pneus usados, desde que esses pneus não sejam importados da UE.
2 Em conformidade com o Regulamento n.º 30 da UNECE ou com o Regulamento n.º 54 da UNECE para pneus das classes C1, C2 ou C3
3 Medido em conformidade com o Anexo 6 do Regulamento n.º 117 da UNECE e com o procedimento de calibração laboratorial estabelecido no anexo V do Regulamento (UE) 2020/740 relativo à rotulagem dos pneus no que respeita à eficiência energética e a outros parâmetros
4 A classe de aderência em piso molhado é determinada pelo valor característico de aderência em piso molhado (G), que é calculado de acordo com o Anexo I, Parte B, n.o 2 do Regulamento (UE) 2020/740 e medido em conformidade com o Anexo 5 do Regulamento n.º 117 da UNECE.
5 Determinado em conformidade com o Anexo 3 do Regulamento n.º 117 da UNECE
6 A classe de ruído de rolamento externo é determinada com base nos valores limite (LV) estabelecidos no Anexo II, Parte C, do Regulamento (UE) 2019/2144.
7 O desempenho em termos de aderência à neve deve ser verificado em conformidade com o Anexo 7 do Regulamento n.º 117 da UNECE. Se um pneu atingir os valores mínimos de aderência à neve especificados no Regulamento n.º 117 da UNECE, é classificado como pneu adequado para utilização em condições extremas de neve e o pictograma "floco de neve" é acrescentado à marcação do pneu.
8 O desempenho da aderência ao gelo é testado de acordo com métodos fiáveis, precisos e reproduzíveis, utilizando, sempre que adequado, normas internacionais que refletem o estado da tecnologia atual geralmente reconhecido.